Pesquisar este blog

domingo, 8 de janeiro de 2017

Axilas e virilhas com manchas escuras são inimigos dos biquínis e decotes.


“Sempre me perguntam por qual motivo que acontece o escurecimento da pele da axila, virilha e/ou das coxas e o que fazer para clarear, por isso decidi pesquisar um pouco sobre o assunto”.




- O que causa o escurecimento da pele?

Algumas pessoas, são mais predispostas a terem a pele mais escura nessas regiões, principalmente as morenas e negras.

*Irritação: alergias, pelos encravados, roupas apertadas, desodorantes alcoólicos, entre outros levam à irritação que causam manchas
*Atrito: o atrito frequente dessa pele também leva à irritação e manchas
*Doenças: a acantose nigrans é uma doença relacionada à resistência à insulina, e pode causar escurecimento das axilas, virilha e outras áreas de dobra
*Obesidade: Pode levar aos mesmos problemas
*Micose e eritrasma: Também podem causar alterações e manchas

Por serem localizadas na parte interna dos membros, região de pele delicada, a axila, virilha e as coxas estão sujeitas, por diversos motivos, a escurecerem. E, por mais que sejam partes do corpo que ficam escondidas, nenhuma mulher gosta de vê-las nestas condições, especialmente no verão, quando é comum usar biquínis e maiôs, em praias ou piscinas.
Quando nos movemos, há o atrito e, consequentemente, irritação (é comum a pele ficar cheia de bolinhas vermelhas) e, muitas vezes, um certo ardor semelhante a sensação de assadura. Então a pele para se proteger da agressão, cria uma camada espessa, que com o passar do tempo tende a ficar escura.
Também pode ser ainda resultado de uma micose causada por fungos, a virilha está sempre coberta com roupas causando calor e umidade.
Em mulheres alérgicas a metal, raspar os pelos com lâmina também favorece o escurecimento.

- Tipos de tratamento para clarear axilas e virilhas:

*Cremes para clarear: existem diversos cremes específicos
*Peeling: peelings superficiais ajudam a melhorar a textura da pele e clarear a região
 *Depilação a laser: diminui os pelos, a necessidade de depilar e os pelos encravados. Com isso diminui a irritação e as manchas
*Luz Pulsada: tratamento que diminui os pelos e trata diretamente as manchas das axilas e virilha.
*Laser: age de forma direta e específica sobre os pigmentos, clareando a pele de forma muito eficiente.

É importante procurar um médico dermatologista, que saberá diagnosticar a causa das suas manchas e o melhor tratamento para o seu caso.

*Como prevenir o escurecimento das axilas e virilhas:

Como já dissemos antes, embora existam pessoas predispostas ao escurecimento da pele, alguns cuidados no dia a dia ajudam a evitar o problema.  

*Nunca use desodorantes ou cremes com álcool
*Use e abuse de cremes hidratantes



*Não corte os pelos com lâminas, prefira a depilação com cera ou laser



*Evitar roupas muito justas e elásticos que apertem ou provoquem mais atrito. As peças devem ser arejadas para permitirem a ventilação da pele e a evaporação do suor. Para isso, a dica é escolher tecidos naturais, inclusive para as roupas íntimas.
*No caso das mulheres que estão com sobrepeso, a orientação é emagrecer, para diminuir o atrito da pele da virilha. Além disso, a medida vai ajudar a aliviar o calor e suor nessa área.
*Use talco diariamente para manter o local bem sequinho e evitar fungos
*Use cremes específicos para o seu tipo de pele
*Capriche no protetor solar, pois o sol intensifica o problema


Beijinhos!!!

E até o próximo post.


***Não citei a fonte pois vi que vários blogs repetem a mesma matéria, como fiz uma montagem pegando trechos de diversos lugares, não quis ser injusta com ninguém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário